top of page

Esclerose Multipla

esclerose.jpg

O Que é Esclerose Múltipla ?

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica, progressiva e autoimune. Isso significa que as células de defesa do nosso corpo atacam nosso próprio sistema nervoso – como se ele não pertencesse ao nosso organismo, causando lesões no cérebro e na medula. 

Causas e sintomas

 Apesar de os sintomas serem diferentes em cada paciente, os mais frequentes são os sensitivos e motores, seguidos dos visuais (como visão dupla) e tremores. Entre os sintomas sensitivos, o mais comum é a perda de sensibilidade dos membros inferiores ou de todo um lado do corpo. Já os sintomas motores incluem fraqueza e dificuldade para escrever ou para correr. É neste momento que muitos dos pacientes procuram o médico pela primeira vez.

Diagnóstico

Para diagnosticar a Esclerose Múltipla, o exame mais confiável é a ressonância magnética de imagem (RMI), que permite identificar a doença ainda em seus estágios iniciais. Mas para ser assertivo, é preciso muito mais do que isso.

Para não deixar dúvidas, o neurologista precisa investigar detalhadamente o histórico do paciente e realizar outros testes, como:

Teste de função neurológica (caminhada, força, reflexos e sensibilidade ao toque);

Punção lombar para análise do líquido cérebro-espinhal (liquor);

Exames de sangue para excluir outras doenças.

Uma vez confirmado o diagnóstico, o tratamento deve ser iniciado imediatamente.

bottom of page