top of page

Cefaléia

O que é Cefaléia?

Cefaleia é sinônimo de dor de cabeça. Existem mais de 200 tipos de cefaleias. A cefaleia em salvas, em inglês “cluster headache”, é um tipo de dor. Esse diagnóstico segue critérios da International Headache Society.

A cefaleia em salvas é uma doença pouco conhecida. Trata-se da mais dolorosa de todas as dores de cabeça e muitas pessoas são diagnosticas e tratadas erroneamente.

A dor é extremamente intensa, geralmente ao redor de um dos olhos e pode se manifestar até 8 vezes no mesmo dia. Dura em torno de 30 a 40 minutos e junto com a dor, no mesmo lado, o olho fica vermelho, começa a lacrimejar, o nariz escorre e a pálpebra cai. Tudo isso ao mesmo tempo e somente do lado da dor. Ocorre intensa agitação, que só cessa ao final daquela crise, que pode voltar a qualquer momento.

A cefaleia é um fenômeno conhecido desde os primórdios da história da humanidade. Há descrições e achados arqueológicos que sugerem uma data aproximada de 7.000 anos a.C. Nesta época, o tratamento usado era a trepanação “in vivo”, onde havia a crença de que a dor era causada por maus espíritos e a abertura de orifícios no crânio permitiria a saída destes espíritos. Vários relatos foram feitos ao longo dos séculos.

neurologia.jpeg

Diagnóstico

A cefaleia apresenta um quadro bem característico e o diagnóstico é clínico. Geralmente a dor é periocular unilateral, muito intensa, associada aos seguintes sintomas no mesmo lado da dor: lacrimejamento, entupimento nasal ou narina “escorrendo”, vermelhidão conjuntival e queda da pálpebra. Essas alterações ocorrem durante a crise, que geralmente dura em torno de 1h e pode ocorrer mais de uma vez ao dia.  Agitação e inquietude podem ocorrer durante a crise. As crises ocorrem por um período de semanas ou meses e desaparecem por um tempo, que varia de acordo com cada caso. Pode desaparecer por anos. Depois volta e se apresenta com as mesmas características do período anterior. O período em que as crises ocorrem é chamado de PERÍODO DA SALVA e o período sem dor é chamado de PERÍODO DE REMISSÃO.

tratamento.jpg

Tratamento

 O tratamento da Cefaleia  tem várias abordagens e se inicia pela conscientização do paciente em relação à doença e sua forma de manifestação. Caso a dor seja episódica, o paciente deverá registrar o período de dor e o período de intervalo, tentando desta forma mapear sua forma pessoal de apresentação. Muitas vezes, quando a ritmicidade se mantém regular, o paciente se prepara para iniciar o tratamento evitando que a dor o pegue de surpresa.

O tratamento consiste na prevenção das crises e no abortamento da crise, quando instalada. O tratamento preventivo deverá ser iniciado tão logo comece a salva e deverá se entender pelo 

período em que o paciente não tenha mais nenhuma manifestação da dor, nem mesmo a sensação de sua presença.

Na prática clínica, é muito comum o paciente referir ausência de dor no tratamento, porém por vezes apresentando a sensação de que a dor estaria presente caso não estivesse fazendo uso da medicação. Quando a salva acaba, esta sensação desaparece e a medicação pode ser descontinuada. O paciente não deve manter qualquer medicação preventiva no período de remissão.

O tratamento da crise visa a interrupção da crise de forma rápida e eficaz. Deverá ser iniciado nos primeiros minutos da dor.

bottom of page